CINEMA DA AMÉRICA LATINA NA NETFLIX: A CAMINHO DE LA PAZ (2015)

Sebastian e Jalil a caminho de La Paz
Sebastian e Jalil fazem uma viagem cheia de conflitos e ensinamentos rumo a La Paz

O filme A Caminho de La Paz é uma espécie de road movie argentino que está disponível na Netflix. Esse drama tem como ideia principal as relações humanas e as descobertas que Sebastian, o protagonista, faz durante a viagem à La Paz.

A história começa com Sebastian e a sua namora Jazmin finalizando a compra de um apartamento em Buenos Aires para viverem juntos. Ela é bem-sucedida no trabalho e ele está em busca de recolocação no mercado.

Sem muito sucesso na busca por um novo emprego, ele acaba se rendendo ao acaso e usa seu único bem para conseguir levantar dinheiro: o carro que ganhou de seu pai. Entre um e outro passageiro que ele leva em seu táxi por Buenos Aires, Sebastian conhece Jalil, um muçulmano que vai mudar a sua vida.

Depois algumas viagens entre o hospital e a casa de Jalil, o novo passageiro faz uma proposta tentadora à Sebastian: leva-lo até a casa do irmão em La Paz, a principal cidade da Bolívia, em troca de um pagamento substancial que vai ajudar muito na nova vida dele.

Após relutar em um primeiro momento por não querer enfrentar a longa distância e preservar o carro que herdou do pai, Sebastian decide aceitar a proposta de Jalil depois que a namorada perde o emprego e a grana fica muito mais curta.

Com os preparativos terminados, a dupla começa sua viagem rumo à La Paz. Com gênios difíceis eles vivem implicando com o estilo de vida um do outro. Não bastasse os atritos devido à visão de mundo diferente, diversos eventos durante o caminho tornam a convivência entre ambos cada vez mais tensa.

Conforme vão viajando pelas estradas da América Latina e passando por diversas situações inusitadas, eles começam a se entender e Sebastian entende o real motivo da viagem à Bolívia. Jalil vai encontrar o seu irmão para, juntos, fazerem uma viagem à Meca, terra sagrada para os muçulmanos.

Será que eles vão conseguir completar a viagem cheia de percalços? E como será que a convivência prolongada com um outro ser humano com crenças tão diferentes? Para saber o desfecho dessa história humana, só assistindo A Caminho de La Paz na Netflix.

Muçulmanos cumprindo o Hajj em 2018
Milhares de muçulmanos em Meca para a celebração do Hajj

A Caminho de La Paz e a crença muçulmana

O pano de fundo do filme e principal motivo da viagem que leva Sebastian e Jalil à La Paz é o Hajj, a tradicional peregrinação a Meca que todo muçulmano deve fazer pelo menos vem na vida.

O Hajji é considerado um dos cinco pilares da religião islâmica junto com dar o testemunho que Allah é a única divindade, praticar regularmente a oração, jejuar no período do Ramadan e pagar o Zakat, um tributo que ajuda na manutenção das mesquitas. A peregrinação tem o intuito que cada muçulmano refaça os caminhos que levaram Maomé, o profeta, até Meca para encontrar a Pedra Preta, pedra fundamental da religião islâmica.

 

Veja o trailer de A Caminho de La Paz

Não perca nenhum post! Curta a página do Tela Botequim

Deixe um comentário