CINEMA EUROPEU NA NETFLIX: HOMEM DAS MIL CARAS (2016)

Paesa fumando com a bandeira francesa ao fundo
Francisco Paesa, o homem das mil caras que ficou famoso por enganar o governo espanhol.

O filme “O Homem das Mil Caras” é um bom suspense policial espanhol disponível na Netflix. A história gira em torno de triângulo formado por Paco, Luís e Jesus, sendo a história narrada por este terceiro personagem.

Jesus Camões, o personagem narrador é um parceiro antigo de negócios de Paco, Francisco Paesa, um ex-espião do serviço secreto espanhol. Após anos trabalhando no submundo dos negócios, inclusive tratando com grupos terroristas, Paco é abandonado pelo governo e, sem dinheiro, tem que se refugiar na França para não ser preso.

Após algum tempo tentando retomar a vida no campo dos negócios sem muito sucesso, Paco recebe um cliente que vai torna-lo celebre em todo o pais. No começo da década de 1990 ele recebe o contato de Luís Roldán, ex-ministro do interior espanhol que foi acusado de corrupção.

A grande missão que a dupla Paco e Jesus recebe é facilitar a fuga e o esconderijo de Luís, além de ajudar a preservar a fortuna desviada pelo ex-ministro que está depositada em uma conta secreta na Suíça.

O primeiro passo é hospedar em sua cara em Paris Luís e sua esposa, Nieves. Enquanto isso, Paco usa seus contatos da época de agente secreto para recuperar os cerca de 1,5 bilhões de pesetas, apagar seu rastro e enviar à um paraíso fiscal longe das mãos do governo espanhol.

Durante aproximadamente 1 ano o governo espanhol ficou no encalço de Luís, que se tornou um dos homens mais procurados do país, inclusive com a ajuda da Interpol. A grande estratégia de Paco para enganar os agentes da polícia espanhola foi espalhar sósias de Roldán pelo mundo, enquanto o seu cliente permanecia em um local que somente Paesa sabia.

Depois de um tempo com sucesso na ocultação de seu cliente e seu dinheiro, Francisco Paesa tenta aproveitar a situação para conseguir o perdão do governo da Espanha para poder voltar ao país. Ele negocia a rendição e entrega de seu cliente sob o pagamento de 300 milhões de pesetas e o perdão da acusação de ter relações com grupos terroristas.

O que será que irá acontecer? Será que Francisco Paesa vai cumprir o seu acordo com o governo da Espanha ou vai continuar ajudando o seu cliente a se manter longe das mãos da justiça espanhola e escondido em algum lugar desse mundo? Só vendo O Homem das Mil Caras na Netflix.

Paris cenário de O homem das mil caras
Paris é o QG de Paco e o esconderijo de Luís Roldán.

O Homem de Mil Caras, Francisco Paesa

Francisco Paesa, o personagem título do filme O homem de mil caras existiu na vida real e ficou mundialmente conhecido por ter conseguido enganar o governo espanhol muito além do caso de acobertamento e lavagem do dinheiro de Luís Roldán.

Após negociar a rendição de Luís Roldán em 1995, ele decidiu desaparecer pelo mundo para evitar ser preso pela polícia espanhola, pois havia falsificado os termos de rendição. Foi dado como morto em 1998 em Bangkok, na Tailândia. Se exilou em Luxemburgo, onde operou diversas empresas em paraísos fiscais, inclusive com seu nome aparecendo no famoso caso dos Panamá Papers.

Veja o trailer de O homem das Mil Caras

 

Não perca nenhum post. Curta a página do Tela Botequim

Deixe um comentário