OSCAR 2018: CALL ME BY YOUR NAME (ME CHAME PELO SEU NOME)

Elio e Oliver em Call Me By Your Name
A relação entre Elio e Oliver é tensa enquanto o vem está descobrindo a sua sexualidade em Call me by your name.

O filme “ Call me by your name (Me chame pelo seu nome) ”é uma coprodução norte-americana, italiana e francesa indicada ao prêmio de Oscar de melhor filme em 2018. Ela aborda a história de Elio, um jovem judeu italiano e suas primeiras experiências sexuais no verão de 1983.

A história começa apresentando Elio e sua família, que moram em uma região pacata do norte da Itália e costumam receber em sua casa alunos para intercâmbio durante o verão italiano. É neste momento que Oliver, um estudante de esculturas renascentistas, entra na vida deles.

Se até então a vida de Elio se resumia a ver o verão passar com horas dedicadas à leitura dos mais diversos livros, transcrição de músicas e curtir a noite e a natureza com seus amigos, agora ele precisa servir como anfitrião e ajudar Oliver a conhecer a cidade e se ambientar à região.

O começo da relação entre Elio e o forasteiro é conflituosa, pois ele acredita que Oliver é arrogante e não respeita ele e a família com a cordialidade que ele deveria. Entre mostrar a cidade ao hóspede e ajudá-lo nas tarefas cotidianas, a tensão entre eles vai aumentando, ao mesmo tempo que que Elio começa a se sentir confuso em relação à sua sexualidade.

A confusão na cabeça dele se dá em relação à descoberta do que lhe atrai. A amiga Marzia que tem uma paixão por ele e ele tenta se esquivar ou pelo forasteiro, que lhe desperta atração física. Com o passar do tempo e a tensão crescente entre ele e Oliver, que se mantém distante, o jovem italiano decide cede às tentativas da amiga e tem a sua primeira experiência sexual.

Porém, nem essa experiência o ajuda a aplacar o desejo dele por Oliver que, já sabendo das intenções do jovem, tenta reprimi-lo pois também está em dúvida a se entregar ou não a essa experiência.

Com passar dos dias, Oliver decide se afastar e isso deixa Elio atormentado, pois ele não sabe o que pensar e como reagir. Após três dias longe, o hóspede norte-americano decide finalmente se entregar a experiência homossexual e eles têm a sua primeira noite juntos. Noite essa que vai mudar de vez a relação entre eles.

O período de intercâmbio de Oliver está para terminar e isso deixa ambos aflitos, pois eles não sabem como vão lidar com a possível partida de estudante estrangeiro. O que será que vai acontecer com Elio e Oliver após compartilharem esse momento juntos? A resposta dessa pergunta só assistindo ao bom filme “Me Chame pelo seu nome”.

Crema é cenário de Call Me By Your Name
A cidade de Crema é um dos cenários principais de Call Me By Your Name.

CALL ME BY YOUR NAME E A HISTÓRIA

Uma das referências históricas que aparecem no filme é uma estátua em homenagem aos soldados italianos que lutaram a Batalha do Rio Piave, durante a Primeira Guerra Mundial. Segundo Elio, ela é considerada uma das batalhas mais sangrentas do conflito e foi responsável pela morte de mais de 1700 pessoas. Para a história, a Batalha do Rio Piave foi uma das principais vitórias do exército italiano sobre os soldados do Império Austro-húngaro, que se desfez ao final da Guerra.

A cidade onde se passa a história de Call me by your name (Me chame pelo seu nome) é conhecida como Cremona, que fica na região da Lombardia que, além de ser rica em história, é uma das principais da Itália. Localizada na região norte do país, ela é considerada a região mais populosa e está entre as cinco mais ricas. A Lombardia tem Milão como sua capital e principal polo industrial e conta ainda com as províncias de Brescia, Bergamo, Varese, Como, Pavia, Mantova, Cremona e Sondrio.

Assista o trailer de Call me by your name (Me chame pelo seu nome)

 

Leia o post sobre outro indicado ao Oscar 2018: Nelyubov (Loveless)

Não perca nenhum post! Curta a página do Tela Botequim.

Deixe um comentário