CINEMA LATINO NO NETFLIX: ALLENDE EM SEU LABIRINTO

Salvador Allende, o presidente que entrou para a história
O presidente do Chile Salvador Allende durante a resistência ao golpe de Pinochet.

 

O filme “Allende em seu Labirinto” é uma razoável produção latino-americana disponível no Netflix. A película chilena faz um recorte das últimas horas de Salvador Allende durante o golpe militar que tomou o governo do Chile em 11 de setembro de 1973.

Com o enredo focado quase que exclusivamente na personalidade e nas decisões tomadas por Salvador Allende desde a manhã do dia 11 de setembro até o começo do bombardeio e da invasão do palácio de La Moneda pelas forças militares lideradas por Pinochet, o filme dá uma boa amostra do personagem que defendeu a democracia até seus últimos instantes.

O filme começa quando o então presidente chileno é acordado com a notícia de uma revolta de marinhos no porto da cidade de Valparaíso, que é considerado o início do golpe militar.  Neste momento ele parte com sua comitiva e assessores mais próximos para tentar a todo o custo manter a democracia e derrotar o golpe liderado por Pinochet e setores empresarias com o apoio explícito do Estados Unidos.

Assim que chega ao palácio presidencial, Allende percebe aos poucos que está sozinho no embate contra as forças militares golpistas. Nem os partidos de esquerda, nem a política e nem setores do exército o apoiam mais, porém ele decide resistir à ofensiva junto de seus pares de sua guarda de segurança, os únicos fieis a ele.

Com o passar das horas e a gravidade da situação, o presidente se dá conta que não terá como resistir ao ataque, que começa com o bombardeio do palácio La Moneda às 11h da manhã e segue com repressão aos movimentos populares que tentavam defender o presidente eleito e culmina com a invasão da sede do governo pelos militares.

O labirinto enfrentado por Allende durante seus últimos momentos como presidente aparecem expressadas por Augusto, seu assessor e amigo mais próximo. Segundo ele, Salvador Allende tem duas opções diante da complicada situação. “Se ele renunciar, o presidente morre. Se ele resistir até o fim e morrer, (a figura do) presidente vive”.

Não é difícil saber qual foi a decisão tomada por Salvador Allende, o presidente que ficou conhecido por tentar implantar uma sociedade mais justa no Chile sem a necessidade de pegar em armas. É um filme que vale a pena.

Imagem real da destruição do palácio La Moneda em 1973
Palácio La Moneda completamente destruído após a queda de Allende

ALLENDE E O CHILE PÓS-GOLPE MILITAR

Salvador Guillermo Allende Gossens nasceu em 1908 e antes de se tornar presidente do Chile em 1970, ele foi médico e em 1931 foi um dos fundadores do Partido Socialista Chileno, por onde concorreu à presidência em três oportunidades antes de ser eleito pelo voto popular. Allende defendia a “via chilena do socialismo”, ou seja, realizar uma revolução comunista sem a necessidade o uso de armas. Morreu em 11 de Setembro de 1973 durante o golpe militar que instalou a ditadura no país.

 

Após o golpe-militar que destituiu o então presidente Allende, o Chile viu não só uma inversão econômica, do socialismo para o capitalismo, como também a instauração de uma ditadura que durou 17 anos. Durante esse período, o país foi governado pelo general Augusto Pinochet, líder da junta militar. O período que chegou ao fim em 1988 por meio de um plebiscito, é considerado um dos capítulos mais trágicos e sangrentos da história do Chile.

 

Veja o trailer oficial de “Allende e seu Labirinto”

 

 

Um comentário

Deixe um comentário