CINEMA HOLLYWOOD NA NETFLIX: UM ESTADO DE LIBERDADE

Newton Knight segurando um rifle
Newton Knight lidera seu exército em busca de liberdade e contra o racismo.

Estado de Liberdade é um filme que estreou recentemente na Netflix e que aborda um tema muito interessante: a luta contra o racismo no sul dos Estados Unidos durante o período que ficou conhecido como Guerra Civil, o conflito entre o norte e sul do país.

A história é contada a partir das experiências do personagem Newton Knight, um confederado que decide desertar da luta armada contra a União (estados de Norte) por não concordar em dar a sua vida para que os fazendeiros do Sul fizessem fortuna com a guerra.

A partir de sua deserção, Knight se junta a escravos que haviam fugido dos campos de algodão do Mississippi e assume a luta pela liberdade deles sob a ideia de que nenhum homem deve ser escravizado por outro homem, segundo as leis de Deus. Além de se juntar aos negros e criar uma comunidade paralela em meio à região pantanosa do condado de Jones, ele também ensina os ex-escravos táticas de guerra e o manuseio de armas.

Com a resistência cada vez maior da turma de Newton e a demora para a resolução da Guerra Civil, diversos soldados confederados começam a desertar e a se juntaram ao exército rebelde dos negros, liderados por Knight.

O aumento de dissidentes proporcionou a expansão territorial do exército rebelde e, consequentemente, a tomada por parte deles dos principais condados de Mississipi, inclusive tendo o domínio de importantes fazenda de algodão da região. Nas fazendas eles implantaram a colheita coletiva, ou seja, cada homem era responsável e dono daquilo que plantasse no solo.

A vitória da União e luta contra o racismo

Com a vitória da União sobre os Confederados e abolição da escravidão pelo presidente Abraham Lincoln em 1865, a luta de Newton Knight e os negros que o acompanhavam passou a ser contra o racismo dos fazendeiros do Sul que, mesmo contrariados, aceitaram as leis da Constituição dos Estados Unidos. É neste momento que surge a Kux Klux Klan, um movimento pela supremacia branca contra os direitos e a liberdade que nos negros acabam de conquistar.

Neste trecho do filme da Netflix, a história foca na resistência de Knight e dos negros que o acompanham contra a crescente onda de violência do racismo e da conivência do estado do com as práticas criminosas da célula da Klan no Mississippi.

Apesar de falsa sensação de paz e tranquilidade, a luta contra a Klan e os supremacistas brancos durou décadas e afetou inclusive a vida de David, o filho de Newton com Rachel, uma ex-escrava que passou a ser sua companheira para o resto da vida.

A história é bem legal e traz um recorte nada patriótico de um passado que muitos norte americanos não gostam de lembrar: a escravidão e o racismo. Vale a pena acessar a Netflix e assistir este filme.

Manifestação da Kux Klux Klan nos dias de hoje.
Membros da Kux Klux Klan com a bandeira dos Confederados nos dias de hoje.

A GUERRA CIVIL E O RACISMO

Guerra Civil dos Estados Unidos: A famosa guerra que literalmente dividiu o território norte-americano ao meio é chamada de Guerra Civil ou Guerra da Secessão e durou aproximadamente quatro anos. O fator que desencadeou o conflito aconteceu em 1860 com a eleição de Abraham Lincoln, um político ligado à região do norte do país. A diferença entre a economia industrializada do Norte e a agrária do Sul foi o pilar da revolta sulista que pretendia separar os Estados Unidos em duas nações.

Racismo histórico: A questão da escravidão e do racismo durante a Guerra Civil e que se seguiu nos anos seguintes é um capítulo da história norte-americana muito sensível ao país. Até 1865 ainda havia escravos nos Estados Unidos, que eram a principal mão de obra nas fazendas de algodão das fazendas do Sul. Com a derrota dos Confederados e o fim da escravidão a partir da emenda constitucional assinada por Lincoln, os brancos criaram a Kux Klux Klan para perseguir os recém-libertos negros. Esse movimento está na raiz no racismo que vemos até hoje nos Estados Unidos.

Assista o trailer legendado de “Um Estado de Liberdade”

2 comentários

  1. Recomendaram-me esta filme e realmente é muito interessante. Sou fã deste ator, não tem historia que não me surpreenda. Matthew McConaughey esta impecável no filme Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Seguramente o êxito de filme Matthew McConaughey deve-se a auas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. A fotografia é impecável, ao igual que a edição. Sem dúvida voltaria a ver este filme!

    Curtir

Deixe um comentário