CINEMA ASIÁTICO NO BOTEQUIM: FLORES AMARELAS NA GRAMA VERDE

Três crianças caminhando em meio a campos de arroz
Thieu, Tuong fazendo a mudança de Man para a casa dos meninos.

O filme “Flores Amarelas na Grama Verde” é um filme vietnamita baseado em livro homônimo do escritor local Nguyễn Nhật Ánh. A obra traça um recorte interessante da população do Vietnã que mora e depende do campo para sobreviver, suas relações e crendices.

A história é contada a partir do olhar dos irmãos Thieu e Tuong, que ainda na fase de pré-adolescência começam a experimentar as primeiras relações de amor em meio ao cenário de extrema miséria em que vivem.

Thieu, o irmão mais velho, além de cuidar do irmão enquanto os pais vão trabalhar na lavoura, precisa lidar com os problemas com o valentão da escola e seu amor quase-secreto por Man, uma menina da região que trabalha na venda da mãe enquanto cuida o pai doente.

O irmão mais novo, Tuong, vive seus dias brincando com seu sapo de estimação, ajuda o irmão nos afazeres da casa e na caça de conchas em uma praia próxima de sua casa, além de se dedicar à leitura de livros de fantasia, que o fazem acreditar na existência de princesas, príncipes e animais demoníacos.

A relação entre eles corre normalmente até que uma tragédia envolvendo a pequena Man coloca os dois irmãos em lados opostos. Devido a um problema com seu pai doente, a menina vai passar um tempo na casa de deles e acaba se aproximando de Tuong, criando uma relação próxima de amizade entre eles. Nesse momento, o ciúme toma conta de Thieu, que faz de tudo para atrapalhar amizade entre os dois e chega até a agredir o irmão, deixando-o de cama por muito tempo.

Apesar da raiva que desperta no irmão, o foco de Tuong está em seu mundo imaginário, inclusive se aproximando de uma menina que ele acredita ser uma princesa. Porém, a tal princesa por quem ele se apaixona é Nhi, uma menina que vive isoladamente com o pai no meio da floresta e que, traumatizada pela morte da mãe, decide assumir a figura de uma princesa como forma de fugir desse sofrimento.

O que a vida reserva para Thieu, Tuong, Man e Nhi? Será que eles vão conseguir superar suas tragédias pessoas, problemas de amores e as dificuldades de sobrevivência dos camponeses do Vietnã e terão uma vida feliz?

Trabalhador nos campos de arroz do Vietnã
A cotidiano do trabalhador do campo é o tema central de “Flores Amarelas no Campo Verde”.

VIETNÃ E A POPULAÇÃO DO CAMPO

VIETNÃ: A história da formação do que hoje é considerado o Vietnã vem desde 208 A.C, ou seja, uma das mais antigas formações da Ásia. A região passou por vários períodos onde foi dominada pelo invasor estrangeiro, na maioria das vezes a China, entre os primeiros séculos da Era Cristã até 1.859, quando passou a ser uma colônia francesa. O país conquistou sua independência em 1930 quando o presidente comunista Ho Chi Minh chegou ao poder. O país tem com fato marcante na história recente ver expulsado os Estados Unidos na batalha que ficou conhecida como “Guerra do Vietnã”.

OS CAMPONESES DO VIETNÃ: Em dados de 2012, 68% da população do Vietnã e composta por moradores no campo e que dependem da agricultura como modo de sobrevivência.  Apesar da entrada recente do capital estrangeiro e do estabelecimento de grandes indústrias e empresas de tecnologia nas principais cidades do país, cerca de um terço da população ainda é composta por camponeses que dependem, principalmente, da produção de arroz, um dos principais produtos de exportação do país.

Veja o trailer de “Flores Amarela no Campo Verde:

Para novidades, não esqueça de curtir a página do “Tela Botequim”

Deixe um comentário