PASTORAL AMERICANA | CINEMA HOLLYWOOD

A perfeita família Levov
A família Levov entra em ruína quando a filha Merry decide questionar os valores da sociedade dos Estados Unidos.

O filme Pastoral Americana disponível no Netflix, é uma obra de drama que mostra o conflito entre os principais valores da sociedade norte-americana. De um lado temos a família tradicional de classe média bem-sucedida, exemplo de sucesso do capitalismo e, de outro, os comunistas que lutam por direitos iguais e se opõem ao governo do presidente Lyndon Johnson e à Guerra do Vietnã.

A história é contada por Nathan, um narrador oculto e amigo de Seymour Levov, o sueco. O protagonista sempre teve sucesso na vida, desde os tempos de astro dos esportes no colégio, até a sucessão na empresa de luvas de couro do pai, em Newark.

Além de todo o sucesso profissional, o “Sueco” Seymour também se casou com Dawn, a miss New Jersey. Nada mais perfeito para representar o modelo de família de classe média norte-americana em ascensão no pós – Segunda Guerra.

O que é um ambiente feliz e próspero começa a entrar em colapso quando a única filha do casal, Merry, começa a questionar os valores da sociedade norte-americana em meados da década de 1960, período que ficou marcado pela luta dos negros pelos direitos civis e a oposição de grande parte da juventude do país diante a Guerra do Vietnã.

Ao mesmo tempo em que questiona os valores da própria família, Merry passa a integrar grupos comunistas que fazem diversos protestos contra o genocídio praticado pelo exército dos Estados Unidos contra os vietcongs. Em um desses protestos, há a explosão do único correio de Rimrock, cidade próxima a New Jersey onde vive da família Levov.

Uma das principais suspeitas do atentado é justamente Merry, que após o protesto decide desaparecer sem dar notícias à família e passa a ser perseguida pelo FBI. Os longos anos sem notícias da filha fazem a família modelo Levov desmoronar.

Dawn começa a sofrer com depressão e o “Sueco” Seymour, o modelo de homem bem-sucedido, parte em uma busca sem fim pelo paradeiro da filha, até encontrá-la totalmente diferente do que conhecia e vivendo entre os mendigos de Newark.

Encontrar a filha é a esperança que Seymour tem para obter as respostas para as perguntas que o atormentam:  a filha foi mesmo responsável pelo atentado em Rimrock? O que aconteceu com sua querida filha todos esses anos? A resposta só assistindo ao filme.

Militares contra a Guerra do Vietnã

PASTORAL AMERICANA | E a Guerra do Vietnã

Guerra do Vietnã: A Guerra do Sudoeste da Ásia é o conflito mais simbólico do Século XX após as duas grandes guerras e durou 26 anos. O Conflito entre o Vietnã do Norte e o do Sul por independência e por autonomia na região. Além da luta entre as duas divisões do país asiático, a guerra também se tornou ideológica e simbólica, pois os vietnamitas do Norte receberam apoio da União Soviética e os do Sul receberam apoio dos Estados Unidos, quem buscavam ampliar a influência capitalista na região.

Protestos em solo norte-americano: A década de 1960 nos Estados Unidos ficou marcada não só pela expansão econômica e social da classe média, mas também por diversos movimentos estudantis que protestavam não só contra os valores da sociedade da época, mas também pelos direitos dos negros e minorias, além de ter destaque em questionar os motivos que levaram o país a participar da Guerra do Vietnã.  Em 1968 o movimento anti-guerra começou a ocupar cada vez mais as ruas e a fazer barulho reivindicando que os Estados Unidos abandonassem o conflito e parasse as pesquisas e investimentos em armamentos bélicos.

PASTORAL AMERICANA | Confira o trailer

Deixe um comentário