CINEMA LATINO NA NETFLIX: O ESCOLHIDO

Ramón Mercader e Leon Trotsky no México.
Mercader observa Trotsky, sua futura vítima.

O Escolhido é um filme com um recorte histórico bem interessante. O filme mostra como foi o assassinato de Leon Trotsky, um dos líderes da Revolução Russa, no México em meados de 1940.

A história é contada sob a visão de Ramón Mercader, um comunista espanhol que após lutar contra as forças franquistas na Guerra Civil Espanhola foi recrutado pelo Partido Comunista Soviético para ser treinando para uma missão crucial: encontrar e assassinar o agora inimigo de Stálin e da revolução, Leon Trotsky.

Em meados de 1937, ao mesmo tempo em que o ex-líder da Revolução Russa chega ao distrito de Coyoacán, Cidade do México, Mercader deixa a luta armada rumo à União Soviética para um intenso treinamento para fazer parte da GPU, a polícia secreta de Stálin.

Após dois anos de treinamento na Sibéria, Ramón é enviado para Paris, onde assume o personagem Jaques Monard, um bom vivant belga que trabalha no mercado de exportação de carnes. O plano é que Monard encontre e seduza a professora Sylvia Ageloff, que está na cidade para a Quarta Internacional Comunista e se tornará a tradutora oficial do exilado Trotsky.

O relacionamento entre Jaques e Sylvia vai ficando sério com eles se correspondendo por cartas. É quando Mercader, ainda sob a alcunha de Monard, marca um encontro com a amada no México, sob o pretexto de um compromisso profissional com compradores de Chicago.

A estreita e intensa relação com a professora abre as portas da casa de Trotsky para Mercader, que é o agente secreto que consegue chegar mais perto do ex-líder do que qualquer outro agente secreto de Stálin. Com o passar do tempo e um plano de assassinato falho por parte do partido comunista mexicano, Mercader se torna a única opção de sucesso para o plano de Stálin em matar o ex-companheiro de luta e principal desafeto de suas práticas na União Soviética.

Como Jaques Monard irá fazer para cumprir sua missão e o que o futuro reservará para o homem que ficou conhecido por assassinar uma as principais mentes do Século XX?

Sylvia e Trotsky na varada do esconderijo do ex-líder comunista.
Sylvia Ageloff e Trotsky na residência dele no México.

 [LEON TROTSKY E SEU ALGOZ]

Leon Trotsky: nasceu em 1879 com o nome de Lev Davidovich Bronstein. Em 1900 ele foi preso pelo então governo czarista russo e deportado para as temidas prisões da Sibéria. A partir de 1905 ele se junta a Lênin nas lutas das causas operárias que vão levar à Revolução Russa em 1917, quando cria e dirige o exército vermelho até começar seu exílio em 1924, quando Stálin assumo o poder e o condena como um dos inimigos da Revolução Russa.

Ramón Mercader: Nasceu em 1914 na Espanha e morreu em 1978 na ilha de Cuba. Antes de ser lavado para a polícia secreta de Stálin por sua mãe Caridad Del Rio, ele foi um ativista político que fazia parte do Partido Socialista Unificado da Catalunha, onde participou ativamente do exército popular que enfrentou as forças do ditador Franco na Guerra Civil Espanhola. Depois disso assumiu a alcunha de Jaques Monard em sua missão mais importante.

Veja o Trailer oficial de “The Choosen”

Não deixe de curtir a página do “Tela Botequim

Deixe um comentário